Gestão: Nos quatro anos que esteve à frente da reitoria, Puga fez melhorias na administração e na infraestrutura da Ufam no campus e nos campi
Na gestão Puga, ocorreram melhorias de infraestrutura nos campi. Em Parintins, a construção do Bloco 4; em Coari, a construção do prédio de Medicina e da quadra, e reforma do muro de concreto armado. Em Benjamin Constant, houve a reforma estrutural dos blocos 2 e 3. Em Itacoatiara, foi entregue o primeiro bloco do Campus ll do Instituto. O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, afirmou que essas melhorias vão atender as demandas da comunidade. “A melhoria nos campi é uma conquista de toda a comunidade que terá a infraestrutura adequada para realizar suas atividades, novos conhecimentos, novas práticas e novas soluções”, afirma.
A Prefeitura do Campus Universitário (PCU), no período de 2017–2021, ganhou uma identidade visual, que até então era inexistente; foi implantado o Sistema GLPI, para melhoria do atendimento da comunidade externa; houve uma organização física e processual dos Departamentos de Manutenção, de Logística e Meio Ambiente; maior transparência com os Gastos Públicos, no que diz respeito aos gastos com manutenção, obras e serviços; implantação do Sistema Bim, para dar maior qualidade, eficiência e celeridade nos processos de confecção de Projetos Arquitetônicos e Complementares construídos pelo Departamento de Engenharia; melhor comunicação entre PCU e CTIC, para melhoria na eficiência dos projetos de TI nas obras da Prefeitura; implantação do Regimento Interno e do site da PCU; entre outros.
Para Puga, o papel da PCU é fundamental. “Seu papel é estratégico na medida em que por ela é que passa todo o processo licitatório e, depois, o acompanhamento dos trabalhos, com a fiscalização da obra e, por último, a manutenção. Portanto, a PCU deve ter todo o apoio para que possa alcançar os objetivos a que se propõe”.
Quanto à infraestrutura da Ufam, ocorreram mudanças na manutenção predial, vias e instalações, como a restauração dos castelos d’água dos setores Norte e Sul, que passaram a ser automatizados, houve ainda restauração da Estação de Tratamento; restauração e pintura externa do Museu Amazônico e Compec, das quadras da FEFF, dos prédios da Educação Física, da quadra dos Idosos; melhoria de acessibilidade do Eulálio Chaves; manutenção predial de todas as unidades da Universidade, com a prestação de contas em Site dos Gastos com estes serviços por meio dos Relatórios Divulgados; recapeamento das vias do campus e da rotatória; revitalização do toten da Ufam da entrada principal e sinalização dos estacionamentos do campus; melhoria dos acessos da Faculdade de Direito e do Cais, com aproveitamento de resíduo asfáltico; melhoria nos sistemas de Combate a Incêndios; melhoria de Acessibilidade de vários setores, bem como iluminação das vias; e adoção de tratamento por meio de cloração para melhoria na qualidade da água fornecida para a comunidade universitária. A Universidade saltou de quatro para 25 geradores funcionando com padronização conforme normas da NBR.
Vale ressaltar que a Fazenda Experimental também passa a ter geradores, trazendo mais segurança na falha de energia. Além disso, a Fazenda recebeu cobertura asfáltica, permitindo as práticas de pesquisa, extensão e ensino de forma assegurada, uma vez que, quando chovia, o acesso ao local se tornava inviável.
Já no crescimento físico, destacam-se a entrega do prédio do primeiro Inventário florestal do Setor Norte; as conclusões da residência universitária do campus Manaus, da segunda etapa do Hospital Universitário (HUGV), da Biblioteca do Setor Sul, do Bloco de Odontologia no Campus e dos prédios da Faculdade de Comunicação, de Psicologia, de Letras e de Estudos Sociais. Foram entregues ainda o Bloco do ICET do Campus II e terminal de ônibus, com passarelas e paradas do Setor Norte. Houve ainda reformas nos prédios da Faculdade de Educação e de Arquitetura, dos laboratórios de Odontologia, e retomada da construção do prédio do Instituto de Computação.
Essa é a marca da gestão: experiência pra fazer, coragem pra decidir!